Auditoria

Auditoria Externa

Serviço prestado de Auditoria Independente Externa para empresas prestadoras de serviço, construtoras, jornais, cooperativas, hospitais, holdings e etc.

Compreende o exame detalhado das operações contábeis e administrativas dos clientes, como: a revisão de procedimentos de controles internos nas áreas de departamento pessoal, faturamento, compras, estoque, tesouraria, assim como a verificação da fidedignidade das demonstrações contábeis do Patrimônio e de Resultados, apresentando ao final opinião através de respectivo PARECER DE AUDITORIA, que se trata do certificado de autenticidade das operações dos clientes, quando solicitado por estes.

Os trabalhos de auditoria externa permitem a emissão de Relatórios de Recomendações aos clientes, com o objetivo de identificar a natureza dos problemas detectados pelos auditores, as conseqüências desses problemas e a recomendação da Auditoria, no sentido das medidas de correção a serem tomadas.

Os serviços de auditoria independente são executados com base na complexidade envolvida na execução dos serviços, volume de horas a serem dispendidas e responsabilidade dos Auditores, devendo ainda ser avaliada a necessidade ou não do Parecer de Auditoria ao final dos trabalhos.

Algumas organizações são obrigadas a contratação de empresas de Auditoria, como Planos de Saúde, Administradoras de Consórcios, de Eventos Culturais com obtenção de verba incentivada, Exploração de Bingos, além das Seguradoras, Administradoras de Previdência Privada, Instituições Financeiras e todas as Companhias Abertas (que tenham papéis negociados em Bolsa de Valores).

Auditoria Interna

Trabalho que consiste em assumir o departamento interno de Auditoria de empresas que possuem esse setor dentro de seu quadro, disponibilizando os recursos humanos e técnicos necessários para a execução das tarefas designadas pela administração da empresa cliente.

A Auditoria Interna consiste em departamento vinculado à mais alta Administração das Empresas, cujo objetivo primordial é acompanhar os negócios da empresa, de forma permanente, com equipe de Auditores voltados exclusivamente aos trabalhos dessa organização.

A principal diferença entre a Auditoria Externa e a Interna é a Independência de ação e julgamento que a primeira têm, características essas que não podem ser levados em consideração em um trabalho interno. É bom destacar que muitas organizações possuem departamentos de Auditoria Interna, muito mais preparados que empresas dedicadas a esse fim, mas o fato de existir subordinação hierárquica (definição de trabalhos) e econômica (remuneração salarial) impede a terceiros de considerar tais serviços como assecuratórios da fidedignidade e independência.

Os serviços de auditoria interna, se conduzidos adequadamente, são suporte muito interessante à Administração de qualquer empresa, pois eles acontecem de forma permanente e envolvem integralmente as operações da mesma, podendo e devendo descer a detalhes que muitas vezes na Auditoria Externa, não são relevantes do ponto de vista de se obter uma opinião sobre o que se está auditando.