Última reunião do CRE, em 2019, conta com a participação do presidente do CFC

Por Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, nesta quinta-feira (12), na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), da última reunião do ano do Comitê de Revisão Externa de Qualidade (CRE), que é responsável por fazer a análise e o julgamento dos relatórios de revisão de qualidade dos auditores independentes, conforme previsto na Norma Brasileira de Contabilidade NBC PA 11. Esta norma se aplica aos auditores com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes de Pessoas Jurídicas (CNAI-PJ).

A reunião teve por objetivo fazer uma avaliação geral sobre o trabalho do CRE em 2019 e, ainda, analisar proposições de melhorias nas rotinas de trabalho e na normatização dos processos para os próximos anos.

O coordenador do Comitê, Rogério Rokembach, expôs os resultados do trabalho que o Comitê vem realizando, dando ênfase ao fato de que o CRE tem agilizado a análise dos relatórios de revisão de qualidade dentro do próprio exercício em que os documentos são emitidos, o que resulta em estoque zero de pendências ao final do ano.

Segundo Rokembach, na publicação do relatório de atividades do CRE, a ser feita no início do próximo ano, será divulgado, pela primeira vez, o resultado da revisão com o nome do auditor. “Isso vai dar maior transparência ao controle de qualidade sobre os trabalhos dos auditores”, disse o coordenador do Comitê.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, reafirmou a importância da atuação do Comitê para a credibilidade da atividade de auditoria independente, ao avaliar a qualidade do trabalho das empresas que atuam em mercado regulado.

“Aumentar a confiança do mercado em relação aos trabalhos de auditoria independente é o objetivo principal do CRE, e o Conselho Federal de Contabilidade, como regulador da profissão, apoia as atividades do Comitê, de forma irrestrita, pois quer sempre buscar a excelência dos serviços prestados pelos contadores”, afirmou Breda, enfatizando que a auditoria independente atua em um segmento de mercado extremamente sensível e relevante.

O CRE é composto por oito membros, sendo quatro indicados pelo CFC e quatro pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). Atualmente, de acordo com a Portaria CFC nº 82/2018, os componentes são Rogério Costa Rokembach, Marcelo Galvão Guerra, Ronaldo Arsie Guimarães e Renato Postal – contadores indicados pelo CFC; e Antonio Humberto Barros dos Santos, Paulo Cezar R. Peppe, Fernando Elias da Costa e Carlos Eduardo Paulino da Silva – indicados pelo Ibracon.

Também participaram da reunião deste dia 12, como observadores externos, os representantes da CVM, Madson de Gusmão Vasconcelos, e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Gabriel Caldas.

Deixe um comentário

Comentário (requeridos)

Você pode usá-los HTML tags e <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requeridos)
O email (requeridos)